sábado, 20 de novembro de 2010

Filosofia / Mais informações sobre o Colegiado Escolar



O QUE É UM COLEGIADO ?

O termo "colegiado" (ÃVILA, 1980) diz respeito a uma forma de gestão na qual a direção é compartilhada por um conjunto de pessoas com igual autoridade, que reunidas, decidem sobre a melhoria da escola.

Colegiado Escolar é composto por um grupo representante dos diversos segmentos da comunidade escolar, pai/mãe ou responsável legal, professores, funcionários, coordenadores pedagógicos, alunos, dirigentes.

Colegiado Escolar é, um espaço consultivo, deliberativo , favorecendo a implementação de uma nova prática gestora dentro da unidade escola, sem perder de vista seu objetivo maior que é proporcionar ao aluno o desenvolvimento do saber, da consciência crítica e da cidadania

Existem algumas competências necessárias à implementação do Colegiado Escolar dentro da unidade de ensino, as quais podemos destacar:
1. ampliar os níveis de participação comunitária na análise dos projetos e no acompanhamento das atividades da escola, de forma a estabelecer novas relações de compromisso, parceria eco-responsabilidade;
2. promover o fortalecimento e a modernização dos processos de gestão da escola, através de sua autonomia técnico pedagógica e administrativo-financeira, e a participação efetiva da comunidade escolar no processo educacional;
3. acompanhar a execução dos recursos financeiros gerados pela escola, apresentando sugestões para sua aplicação;
4.integrar a escola e a comunidade;
5. analisar os resultados da avaliação externa da escola, propondo alternativas para melhoria do desempenho dos professores, alunos, direção, pais e funcionários;
6. participar da elaboração, acompanhamento e avaliação do
Projeto Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola 
PDE;
8. viabilizar apoios e parcerias, objetivando o desenvolvimento da Unidade Escolar;
9. analisar as prestações de contas referentes a todos os recursos financeiros gerados pela Escola;
10. atuar como CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, no cumprimento, dentre outros;
11. Avaliar a escola, propondo melhorias e ajustes, necessários;
12. elaborar e garantir o cumprimento do cronograma de reuniões anuais.

ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS

1. DIRETOR VICE-DIRETOR

Coordenar a gestão escolar sob os aspectos técnico  pedagógicos e administrativo-financeiros;
Promover a inserção da comunidade na Unidade Escolar, estabelecendo parceria com esta comunidade intra e extra escolar para discutir suas questões;
Fortalecer a gestão democrática dentro da unidade escolar;
Estar receptivo a sugestões e criticas.

2. ALUNO

§ Participar das decisões que dizem respeito ao projeto pedagógico da sua Escola, tornando-se sujeito de sua historicidade;
§ expressar as insatisfações de seu segmento, apresentar propostas de solução para os problemas vivenciados e se tornar co responsável pela concretização de tais propostas;
§ discutir as idéias com seus colegas, socializando as decisões e contribuindo para a formação da consciência cidadã.

3. PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO

§ Embasar/orientar teórica, metodológica e didaticamente o corpo componente do colegiado escolar;
§ Discutir com os demais segmentos uma Proposta Pedagógica que assegure o respeito à identidade do aluno, a apropriação e produção de conhecimentos relevantes e significativos para o educando, de forma crítica.
§ transformação da realidade social; a mudança da compreensão do que é ensinar e aprender; estímulo à curiosidade e criatividade do aluno; a democratização das relações na escola; o resgate da
identidade do educador e a interação comunidade-escola como' espaço de valorização e recriação da cultura popular;
§ . aproveitar seus intervalos ou horários de trabalho coletivo para realizar discussões com o seu segmento;
§ . favorecer a presença de pais e alunos na condução do processo pedagógico da Unidade Escolar.

4. PAI MÃE DE ALUNO OU RESPONSÁVEL LEGAL
Participar ativamente do Colegiado, analisando, discutindo e supervisionando ações administrativas, financeiras e pedagógicas; . reunir-se com o seu segmento e encaminhar propostas de interesse das famílias no que se refere à educação de seus filhos;
manter-se em estado de permanente vigilância para, em parceria com os demais segmentos, buscar caminhos para a melhoria da qualidade do ensino que é oferecido a seus filhos

5. FUNCIONÁRIO DA UNIDADE ESCOLAR

.Estar próximo ao aluno, reforçando-lhe a consciência da preservação do patrimônio público e da higiene do seu espaço físico;
. atuar com a convicção da importância do seu trabalho como apoio indispensável ao melhor desempenho do Projeto Pedagógico da Escola;
. trabalhar as relações interpessoais com o seu próprio segmento e com os demais.
. aproveitar seus intervalos ou horários de trabalho coletivo para realizar discussões com o seu segmento;

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