Dança - Música Gospel
Componentes: Camila Silva, Carol, Elismara Santos, Elvis, Erica Batista, Hanna Aderne, Jailane Lima e Tailane Teles.
Serie: 1 C°
Turno: Matutino
Prof°:Juliana S. Ferreira
Ainda que o termo Música Gospel passa abranger um campo da música muito vasto, seus estilos, embora com nomes variados, possui toda uma mesma essência e raiz a música cristã negra nos Estados Unidos da América. Talvez um dos velhos estilos da música negra que realmente se aproximou do gospel, foi o Negro Spiritual (em português, as canções harmoniosas dos Espirituais dos negros).Que se passou-se durante os anos 60 existente até hoje.
É uma composição escrita para expressar a crença individual de uma comunidade com respeito a vida cristã. Assim, de acordo com seus gêneros musicais variados, também oferece uma alternativa ao povo cristão, á música secular convencional.Também é reconhecida como música evangélica,que ganhou grande destaque no Brasil atualmente.
A definição de música gospel varia de acordo com a cultura e o contexto social.A música gospel é escrita e executada por muitos motivos,desde o prazer estético,como motivos religiosos ou cerimonial,ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial.
Contudo,o tema principal na maioria das músicas gospel é o louvor e adoração a Deus,Cristo e ao Espírito Santo.
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Xote
Componentes: Ailla, Amanda Ramos, Anderson Santos, Elizane Bomfim, Laila Luz, Hinábia, Luana, Jennifer
Serie: 1 D°
Turno: Matutino
Prof°:Juliana S. Ferreira
Xote (também escrito xótis, chóte ou chótis) é um ritmo musical binário ouquaternário e uma dança de salão de origem portuguesa. É um ritmo/dança muito executado no forró.
De origem alemã, a palavra "xote" é corruptela de "schottisch", uma palavra alemãque significa "escocesa", em referência à polca escocesa, tal como conhecida pelos alemães. O Schottisch foi trazido para o Brasil por José Maria Toussaint, em 1851 e tornou-se apreciado como dança da elite no período do Segundo Reinado. Daí, quando os escravos negros aprenderam alguns passos da dança, acrescentado sua maneira peculiar de bailado, o Schottisch caiu no gosto popular, com o nome de "xótis" ou simplesmente 'xote'.
É uma dança muito versátil e pode ser encontrada, com variações rítmicas, desde o extremo sul do Brasil (o xote gaúcho), até o extremo norte, nos forrós nordestinos. Diversos outros ritmos possuem uma marcação semelhante, podendo ser usados para dançar o xote, que tem incorporado também diversos passos de dança e elementos damúsica latino-americana, como, por exemplo, alguns passos de salsa, de rumba emambo.
Hoje em dia, o xote é um dos ritmos mais tocados e dançados em todo o Brasil.
Estilos da dança
· Xote-carreirinho: estilo comum no Rio Grande do Sul e Paraná com coreografia próxima à da polca dançada pelos colonos alemães no Brasil.
· Xote-duas-damas: variante de xote, dançado do Rio Grande do Sul, na qual o cavalheiro dança acompanhado de duas damas.
· Xote-inglês: estilo popular no final do século XIX no Brasil.
· Xote-bragantino: estilo popular no Pará, sua coreografia difere bastante da original.
No Pará, a dança foi trazida pelos portugueses, que a cultivavam assiduamente em todas as reuniões festivas. De longe, os escravos assistiam os movimentos e guardavam na memória. Em 1798 quando em Bragança, os escravos fundaram a Irmandade de São Benedito, a Marujada, o Xote foi magnificamente aproveitado pelos escravos, tornando-se a mais representativa dança do povo Bragantino. Nas festas populares o Xote é executado inúmeras vezes.
Coreografia:
Os movimentos coreográficos do "Xote" primitivo praticamente já não existem em Bragança. Lá o povo fez belas adaptações, criando detalhes de impressionante efeito visual, que sempre despertam grande entusiasmo em todas as pessoas que assistem e se empolgam com a graciosa desenvoltura das dançarinas.
Acompanhamento Musical:
Utilizando os mesmos instrumentos típicos das demais danças folclóricas paraenses, o "Xote" tem, obrigatoriamente, solos de violino (rabeca) e o canto, puxado por um dos integrantes do conjunto musical
Indumentária:
Tanto as damas quanto os cavalheiros apresentam-se com trajes festivos, já bastante modernizados, o que comprova que o "Xote" atual está muito longe da forma primitiva.
Expressão musical
Algumas músicas consideradas xote:
Xote das meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas); Espumas ao vento (Raimundo Fagner); Regresso (Elba Ramalho); Nosso xote (Bicho de Pé); Xote da alegria (Falamansa); Xote dos milagres (Falamansa); Colo de menina (Rastapé); Xote laranjeira; Querência amada – Teixeirinha; Panelha velha - Pedro Raimundo; Baile da serra - Os Bertussi; Outro baile na serra - Porca Véia; Xote no sul - Mário Barbará;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xote
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